Como funciona a consulta à tabela FIPE SP

Precisa consultar o preço de um veículo na tabela FIPE SP? Veja como funcionam os procedimentos

Há diversas variáveis para a colocação de preço em um veículo e, no Estado de São Paulo, um consumidor pode encontrar vários valores para a mesma moto, caminhão, etc.

Para ajudá-lo a saber qual é o preço mais justo e se proteger de golpes, existe a tabela FIPE e as suas derivadas, como a iCarros e a Webmotors.

Aprenda neste artigo como funciona a consulta à tabela FIPE SP e de que forma ela protege você na compra ou na venda de um veículo.


Como funciona a consulta à tabela FIPE SP


A tabela FIPE SP é confiável para definir preços de veículos?

A consulta à tabela FIPE SP é frequentemente realizada por pessoas que têm a vontade de se desfazer de algum veículo e querem anunciá-lo na Internet, colocar cartazes no seu vidro ou nos postes, etc.

Até os proprietários de concessionárias costumam usar essa tabela quando têm algum veículo usado para revender e não sabem exatamente que preço pedir.

Para os compradores, a consulta à tabela FIPE SP assegura a melhor escolha: optando por acessar essa tabela antes de fechar negócio, o cliente diminui a possibilidade de se decepcionar posteriormente por descobrir que o preço médio do veículo era mais baixo.


Tabela FIPE SP iCarros e Tabela FIPE SP Webmotors

As tabelas da iCarros e da Webmotors são as derivadas mais populares da FIPE e, inclusive, são as recomendadas quando se deseja saber o valor de um veículo especificamente no Estado de São Paulo.

Na verdade, essas tabelas derivadas são muito mais úteis se a consulta é restrita a um Estado, uma vez que a pesquisa estadual não pode ser feita na tabela original.

Usando a tabela FIPE, só se pode consultar o valor de um veículo no país todo em certo período de tempo: consegue-se, por exemplo, saber quanto custa um Fiat UNO no Brasil em setembro de 2019.

Porém, não é possível consultar o preço do Fiat UNO apenas em São Paulo ou apenas em Pernambuco, etc.

Para essa forma de pesquisa, será preciso utilizar as tabelas do iCarros ou da Webmotors.


Como funciona a consulta à tabela FIPE SP iCarros

A consulta à tabela FIPE SP por meio do iCarros é feita assim:

  • Abra o site do iCarros aqui;
  • Defina todas as características do veículo que quer pesquisar;
  • Escolha se prefere visualizar preço de venda ou preço de compra;
  • Selecione o Estado de São Paulo;
  • Clique em “Avaliar”.

Destaca-se que essa tabela é exclusiva para carros e, se você quiser consultar os preços para caminhões, precisará clicar aqui.

Caso o seu interesse seja pela consulta de motos, então a tabela FIPE iCarros a ser usadas está disponível aqui.


Como funciona a consulta à tabela FIPE SP Webmotors

A consulta à tabela FIPE SP por meio do Webmotors é bem semelhante:

  • Clique aqui;
  • Escolha se quer consultar motos ou carros;
  • Selecione o Estado de São Paulo;
  • Clique nas informações do veículo;
  • Forneça um e-mail. É para ele que a Webmotors enviará o resultado da consulta.

Como funciona a consulta à tabela FIPE

Como funciona a consulta à tabela FIPE

Com a consulta à tabela FIPE SP, dá para fazer uma comparação entre os valores praticados nesse Estado e os que são cobrados pelos mesmos veículos em outras unidades federativas brasileiras.

Se a sua intenção é comparar o valor de determinado carro em São Paulo e no país inteiro, deve fazer a consulta no iCarros ou Webmotors e depois partir para a consulta à tabela FIPE original.

Faça assim:

  • Acesse aqui;
  • No final da página, selecione o tipo de veículo que quer pesquisar;
  • Insira as informações dele;
  • Clique em “Consultar”

Vale lembrar que a Google Play Store e a Apple Store contêm o aplicativo da tabela FIPE e que a consulta por lá funciona do mesmo modo.


Os valores exatos da tabela FIPE devem ser usados na negociação de veículos?

Depois de conhecer a tabela FIPE e as suas derivadas, algumas pessoas podem criar a ideia de que as compras e vendas com preços diferentes são suspeitas, ou que os envolvidos estão agindo de má-fé.

Contudo, deve-se desmistificar isso, porque não existe lei determinando que a compra e venda de qualquer veículo tenha de obedecer à tabela FIPE SP.

Quando o vendedor consulta essa tabela, significa que ele deseja saber quanto os seus concorrentes cobram por aquele veículo, geralmente, para aumentar as suas possibilidades de venda.

Porém, se ele acreditar necessário, pode cobrar um pouco a mais ou a menos, desde que não esteja praticando um preço abusivo.

Sendo assim, o consumidor não precisa desconfiar quando o vendedor está cobrando mais do que a tabela FIPE SP sugere: basta perguntar o motivo do preço mais alto e, dependendo da justificativa do vendedor, solicitar comprovantes.

Por outro lado, qualquer veículo que esteja sendo vendido com preço excessivamente menor do que é visto na tabela FIPE SP pode gerar suspeitas.

Uma delas, inclusive, é de que se trate de um veículo roubado que os criminosos envolvidos desejem “passar para frente”.