Neste artigo você pode acompanhar as orientações para fazer a consulta do GOL G5 Tabela FIPE
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) existe desde a década de 70 e serve para aumentar a segurança de quem compra e quem vende veículos.
O objetivo é nivelar os preços pedidos por cada carro, evitando que alguém pague muito pouco ou, ao contrário, que pague um custo alto em excesso.
É fundamental acessar a tabela FIPE antes de fazer qualquer transação envolvendo veículos: pode ser a troca, a venda ou a compra. E
ssa necessidade existe quando a transação é diretamente com o dono ou com uma concessionária; se você tem um Gol G5 ou está interessado em comprar um, aprenda já como se beneficiar.
Como funciona a tabela FIPE para consulta do GOL G5
Para que o valor considerado justo para cada veículo seja definido, a FIPE procura os principais pontos de venda e anota os valores cobrados pelo Gol G5.
Com uma quantidade suficiente de dados, a fundação exclui os preços que estão estranhamente mais baixos ou mais altos que os demais.
Dentre os preços que estão nivelados, é feita uma média e ela é incluída no site para a consulta dos vendedores e compradores.
Levando em conta que os valores dos carros, como o Gol G5, podem ser mudados de acordo com o mercado, é certo que o valor indicado na tabela FIPE também tenha mudanças periódicas.
Geralmente, algumas coisas que fazem com que os veículos fiquem mais caros são as novas tecnologias inseridas, o valor dos combustíveis, valorização da empresa fabricante e mais.
Como fazer consulta do Gol G5 na tabela FIPE?
Qualquer pessoa pode usar o site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para saber quanto esse veículo está valendo.
O procedimento é assim:
- Acessar este a seção de veículos da FIPE;
- Rolar a página até aparecer a seguinte opção: Consulta de carros e utilitários pequenos;
- Clicando, o consumidor terá a opção de consultar unicamente usando o código FIPE. Quem não possui esse código pode solicitá-lo à concessionária que está vendendo o Gol G5 ou ao dono que está fazendo a venda;
- A outra opção do consumidor é a pesquisa comum, para a qual esse código é dispensável. Conferindo que o mês vigente está selecionado, o consultante deve selecionar o modelo, a marca (que é a Volkswagen) e também o ano.
Quando fazer a consulta do Gol G5 na tabela FIPE?
É fundamental acessar a tabela FIPE antes de a compra do veículo (ou a sua venda) ser efetivada; depois da transação completa, pode ser bem complicado ter estorno de dinheiro ou solicitar complementação ao comprador que pagou menos que o devido.
Quem está comprando um Gol G5 precisa anotar o preço que a concessionária ou o dono está pedindo e confrontá-lo com aquilo que a tabela FIPE indica; se a discrepância for muito grande, é mais indicado repensar a compra.
O mesmo é indicado para quem tem um carro desse e não sabe por qual valor deve vendê-lo: o melhor é acessar a tabela e fazer o anúncio baseado no preço que ela mostrar.
Para casos nos quais o veículo teve peças substituídas ou alguma avaria, é recomendado que o vendedor faça um leve desconto.
Por outro lado, carros que tenham sido turbinados também podem ter seu preço modificado, só que para mais.
A Tabele FIPE publicada em sites de terceiros é confiável?
Como a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas é uma referência nacional para preços, é comum que vários sites mostrem dados sobre ela; em muitos casos, há um redirecionador para que o internauta chegue ao site oficial da FIPE.
É recomendado que se acesse o site oficial, já que é garantido que os valores estarão atualizados e serão confiáveis.
A pessoa que preferir pode ver essa tabela pelo aplicativo da fundação, que é compatível com os dispositivos móveis da Apple e com o sistema Android.
Normalmente, dá para ele ser instalado também em tablets e, para quem usa Windows 10, pode-se procurá-lo na Store.
A Tabela FIPE UOL, todavia, é confiável para quem quer consultar a tabela FIPE, sendo uma solução para quando o site da fundação estiver indisponível ou ser bloqueado pelo firewall.
Quem anuncia Gol G5 com valor diferente da tabela FIPE consegue vender o carro?
Não há impedimentos: usar a tabela FIPE não é obrigatório e a pessoa pode anunciar o seu veículo de acordo com o que acredita ser justo.
Todavia, é claro que os compradores que conhecem a tabela saberão que aquele preço está abusivo e não o comprarão.
É pouco comum que as concessionárias vendam esse veículo por valor excessivo: esse contexto é mais visto quando se trata de donos tentando se desfazer do Gol G5.