Veja como funcionam os procedimentos para usar a tabela fipe carros usados Volkswagen
Quem faz a pesquisa de um carro Volkswagen para comprar sabe que pode ver preços bem diferentes; entretanto, como dá para essas pessoas saberem o valor atual e real do seu veículo?
Essa mesma pergunta é feita por quem está pensando em pôr um Volkswagen à venda: como saber se o valor que se quer pedir é justo?
Para ter certeza com relação ao preço mais adequado, o indivíduo tem de consultar a tabela FIPE, feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Aprenda neste artigo como fazer essa consulta.
A tabela FIPE de carros usados Volkswagen é confiável?
Quem se baseia na tabela FIPE tem a garantia de que não vai perder dinheiro, seja anunciando um carro por valor mais alto do que o necessário (e espantando clientes), seja por pedir menos do que ele vale.
A mesma segurança é garantida a quem compra um carro dessa marca: sabendo quanto a FIPE estabelece para aquele modelo, poderá fugir de lojas e de vendedores que estejam cobrando muito mais que isso sem justificativa razoável.
Uma das maneiras de confirmar que essa tabela é bastante respeitada nas concessionárias e pelos vendedores autônomos é observar as propagandas que estes fazem: para atrair os consumidores, é comum que se faça menção a FIPE.
Assim, o cidadão se sentirá mais confiante de que comprará ou venderá o seu carro sem prejuízo.
Passo a passo para fazer consulta de carros usados Volkswagen na tabela FIPE
O proprietário ou possível comprador que queira saber quanto determinado carro Volkswagen está valendo deve fazer o seguinte:
- Abrir o site da FIPE;
- Rolar a página até aparecer as três linhas de consultas;
- Clicar na primeira linha, que é “Consulta de carros e utilitários pequenos”;
- O mês da consulta já estará automaticamente selecionado, mas o indivíduo pode mudá-lo;
- No campo “marca do veículo”, identificado pelo número 1 na sua frente, deve-se rolar até aparecer VW – Volkswagen” e clicar;
- No próximo campo, deve-se escolher o modelo e clicar em “Pesquisar”.
Esses são alguns exemplos dos modelos que se vê na pesquisa:
- Corrado;
- Fox;
- Logus;
- Pointer;
- Amarok;
- Polo Sedan;
- Saveiro;
- Gol;
- Voyage;
- Kombi;
- Eurovan;
- Parati;
- Up! Cross
Aplicativo para fazer consulta de carros Volkswagen na tabela FIPE
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas também possibilita a consulta do preço desses veículos usando o seu aplicativo.
Ele tem os mesmos dados que são vistos na tabela do link acima e é de graça, possuindo compatibilidade com os aparelhos de sistema Android e IOS.
Algumas ressalvas com relação à segurança precisam ser feitas, como o download seguro ser apenas o oferecido pelas lojas oficiais de app.
Mesmo que algum site garanta que oferece o app da tabela FIPE, não se deve nunca fazer o download porque, normalmente, esse tipo de plataforma tem o objetivo somente de roubar dados bancários, ainda que aparente ser igual ao oficial.
Antes do download do app da tabela FIPE, é recomendável que o internauta verifique se o seu antivírus está atualizado e que ele instale um, caso não o tenha.
A respeito da forma de procurar pelo valor dos carros Volkswagen, ela é exatamente igual ao que foi explicado aqui: é só a pessoa selecionar a marca do carro e depois escolher dentre os modelos listados, observando o ano de referência.
Como é feita a tabela FIPE de carros usados Volkswagen?
Primeiro, os profissionais que trabalham na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas procuram os valores encontrados no mercado para determinada o carro da Volkswagen.
Todos os valores que forem muito acima ou muito abaixo do normal são dispensados; o restante, que está, aproximadamente, no mesmo valor, é mantido e calcula-se uma média, sendo este o preço considerado como oficial.
Como a valorização daquele modelo de carro, o seu combustível e o valor das suas peças podem ser mudados ao longo do ano, o seu preço médio também é atualizado pela FIPE. Se for preciso, ela pode até ser atualizada em menos de um ano.
Os vendedores de carros da Volkswagen devem sempre usar a tabela FIPE?
Nenhum vendedor, seja ele uma pessoa que está tentando repassar o seu veículo ou uma concessionária, tem obrigação de cobrar exatamente o mesmo que está na tabela FIPE, uma vez que não existe qualquer lei nesse sentido.
Entretanto, a venda será considerada de confiança se o valor pedido ficar o mais perto possível desse parâmetro.
Para que seja cobrado mais, é necessário que o vendedor comprove que aquele varro da Volkswagen é raro (os famosos itens de colecionador) ou que ele passou por melhorias.
É exatamente para fazer esse tipo de análise que os consumidores que estão interessados em um veículo dessa marca têm de acessar a tabela FIPE e se informar sobre o que seria normal no quesito preço.
Indica-se até imprimir essa consulta ou acessá-la na frente do vendedor.