Como abastecer carro flex do jeito certo

Acompanhe as nossas dicas práticas para abastecer carro flex sem cometer erros básicos

Com a flutuação de preços constante entre gasolina e álcool, os motoristas ficam sem saber com o que abastecer o seu veículo e economizar.

É para ajudar nessa escolha (na verdade, para dar mais opções) que existe o carro flex: ele aceita os dois tipos de combustíveis, proporcionando potência em ambos os casos.

Além disso, tanto a gasolina quanto o álcool podem ser colocados sem nenhum risco no motor, inclusive ao mesmo tempo.


O carro flex, que é feito por diversas montadoras, é preparado para receber ambos os combustíveis sem causar nenhum acúmulo de sujeita e sem fazer com que o motor funcione menos com um ou com outro.

Entretanto, o uso do carro flex pode causar dúvida nos motoristas, principalmente quando é a primeira vez que se tem esse tipo de veículo.

Existem alguns mitos e algumas coisas que os motoristas acham que não podem fazer e podem.


Posso colocar metade gasolina e metade etanol em carro flex?

Muitas pessoas colocam metade de cada combustível, mas ficam com medo de isso causar problemas ao motor: na verdade, existem muitos vendedores que “assustam” um pouco, dizendo que não se deve misturar.

Em alguns postos de abastecimento, a informação também pode ser essa.

Entretanto, não é preciso se preocupar em manter um tanque apenas com gasolina ou apenas com etanol: se o motorista quiser misturar, pode.

Aliás, não é preciso nem misturar 50-50; basta imaginar uma pessoa que tem 40% do seu tanque cheio de gasolina viu uma promoção de etanol em um posto.

Não há qualquer impedimento em completar os demais 60% com etanol, não sendo preciso queimar o que tem de gasolina.

Diferente do que a maioria dos motoristas pensa até hoje, isso não vai danificar o motor ou os sistemas automotivos.

A atenção tem de ser para que tipo de resultado se quer: se for potência, o etanol é mais indicado; se for autonomia, recomenda-se a gasolina.

Como abastecer carro flex do jeito certo


Desvantagens do motor flex

É claro que as vantagens de ter um carro flex é são a possibilidade de colocar qualquer combustível que se queira e a economia decorrente disso. Porém, será que esse tipo de moto tem desvantagens também?

Na realidade, as desvantagens são as mesmas que se apontam para os outros carros.

No caso do abastecimento com etanol, o problema maior é a necessidade de grandes plantações de cana de açúcar: não prejudica o carro, mas pode prejudicar o solo pela necessidade massiva de plantação.


Posso usar álcool comum no carro flex?

Para alguns motoristas, “álcool é álcool”, ou seja, não existiria problema em colocar álcool comum no motor. Isso quer dizer que o mesmo álcool usado para limpar vidros e desinfetar coisas poderia se tornar combustível automotivo, coisa que fica ainda mais interessante para os motoristas porque o álcool desse tipo custa muito menos.

Existe um álcool que é 96% e esse, em tese, poderia servir para que os carros fossem abastecidos.

Entretanto, isso não é recomendado para o motor e nem mesmo para o meio ambiente.

Com esse álcool no tanque, o automóvel flex consegue andar, mas é bem provável que a vida útil do motor seja bastante reduzida por causa disso.


É uma boa ideia converter um carro comum em flex?

A crença de que ter um carro flex é excelente para o motorista que quer economizar é bastante disseminada.

Contudo, não é necessariamente uma verdade: no caso de a pessoa preferir que seu carro explore toda a potência, é um mau negócio.

Para esse resultado, é melhor que o motorista continue usando apenas a gasolina. Agora, se o interesse é apenas por economizar dinheiro, então o veículo flex é mesmo a melhor escolha e, por isso, deve-se fazer a conversão.


É verdade que o etanol conserva mais o veículo?

Quem tem veículos flex e quer que o seu automóvel dure mais deve fazer a opção pelo etanol.

A razão é que os resíduos que ele deixa quando é queimado são bem menos numerosos e, por isso, há menos comprometimento.

A gasolina, por outro lado, costuma deixar o motor bastante sujo depois de algum tempo, o que faz com que ele pare de funcionar, engasgue ou apresente outros defeitos.


Os combustíveis aditivados são mesmo perigosos para carro flex?

Os efeitos danosos que os combustíveis aditivados causam ao motor não são teoria da conspiração: de fato, o motor flex é prejudicado se a gasolina ou o etanol não são de qualidade.

Se o motorista perceber que o seu carro está menos potente do que costuma e que o combustível está rendendo menos, há a probabilidade de ele ter recebido combustível adulterado.

Infelizmente, nem mesmo quem abastece exclusivamente nas grandes bandeiras está livre disso: até os postos das melhores redes podem ser denunciados.

Por isso, os motoristas precisam acompanhar com atenção o desemprenho do automóvel para discernir.