A primeira versão do Corsa foi lançada na Europa em outubro de 1982. O modelo chegava ao mercado para ser o principal carro popular da Opel, marca subsidiária da General Motors (GM) no continente. O compacto foi produzido para fazer frente a concorrentes como o Renault 5, o VW Polo, o Ford Fiesta e o Fiat Uno.
O Opel Corsa, como era chamado por lá, não chegou a ser fabricado no Brasil. Enquanto a primeira geração do carro construía sua credibilidade nos países europeus, a Chevrolet apostava na continuidade do Chevette para atrair os consumidores no mercado nacional. No entanto, a estratégia precisou ser modificada no início dos anos 1990.
Chevrolet Corsa no Brasil
Em meados de 1993, as baixas vendas do Chevette Junior 1993 preocupavam a GM. Foi então que a montadora decidiu lançar o Corsa para substituir o já ultrapassado “Chevettinho”. Em 10 de janeiro de 1994, o Chevrolet Corsa foi lançado para fazer história.
Com preço de carro popular, o modelo de 2 portas apresentava atributos que até então só podiam ser encontrados em modelos mais caros. Além de um elegante design arredondado, o Corsinha se destacava pelo conforto proporcionado aos ocupantes.
Em paralelo, o Corsinha também foi o primeiro carro de entrada no Brasil a ser equipado com injeção eletrônica. O conjunto da obra resultava em um automóvel bonito, econômico e extremamente funcional para os padrões da época.
Em pouco tempo as vendas começaram a crescer e ultrapassaram até mesmo as estimativas da Chevrolet. Houve um estágio em que havia muito mais pedidos do que carro fabricados. Por este motivo, o Corsa começou a ser vendido com ágio. No entanto, nem mesmo o consumidor que pagasse um valor maior tinha a garantia de receber o carro em menos tempo.
Família Corsa
A Chevrolet passou a explorar o sucesso do Corsinha e começou a expandir a família. Ainda em 1994 saíram as verões GL e GSi 16V. Em 1995, a marca lançou a Pick-up Corsa e Corsa Sedã. Com 4 portas e um porta-malas generoso, o modelo de 3 volumes agradou em cheio aos consumidores e foi um dos grandes acertos da GM na década de 1990. Já em 1997, a montadora trazia mais uma novidade: a Corsa Wagon, uma perua completa com motor 1.6 16V.
Gerações do Corsa
O Corsa já chegou ao Brasil em sua segunda geração. Ao melhor estilo “em time que está ganhando não se mexe”, o carro teve modificações sutis entre 1994 e 2001. Itens como os faróis, a grade frontal receberam atualizações ao longo do tempo.
Foi somente em 2002, já com dois anos de atraso em relação à Europa, que o Corsa brasileiro apareceu de cara nova no mercado nacional. O modelo apresentava um design remodelado, com faróis e para-choques mais modernos. A grade também foi modificada e passou a integrar o capô do carro.
A grande novidade, no entanto, pôde ser vista na traseira. Até então pequenas e arredondadas, as lanternas mudaram bastante e ficaram grandes e verticais. A posição delas no novo projeto também foi alterada, passando a figurar nas extremidades do vidro.
Produção
A versão hatch do Corsa foi produzida até 2012. Já o modelo sedã continua sendo fabricado até os dias atuais, mas sob o nome Classic.
Como fazer a consulta do preço
Neste tutorial passo-a-passo que preparamos, você vai aprender a consultar o preço do Corsa na Tabela FIPE. Os procedimentos são simples e rápidos. Em poucas etapas você vai conseguir descobrir o valor do carro que deseja negociar. Confira as orientações:
1. Acesse o site oficial da FIPE pelo endereço www.fipe.org.br.
2. No menu da tela principal, clique no botão “Índices e Indicadores”.
3. Agora você deve rolar a página até o final e clicar no botão “Preço médio de veículos”.
4. A partir deste momento você vai começar a pesquisa. Clique no botão “Consulta de Carros e Utilitários Pequenos”.
5. Agora selecione a opção “Pesquisa Comum” e escolha o mês de referência.
6. No campo 1, selecione “GM – Chevrolet”. Em seguida, você deve selecionar o modelo e o ano do veículo. Para a nossa explicação, nós escolhemos um Corsa Hatch Maxx 1.4 Econoflex ano 2011. Para você descobrir o valor do carro, basta clicar em “Pesquisar”.
7. Em seguida, você verá a tabela com todas as informações da pesquisa.
- Mês de referência
- Código FIPE (você pode guardar esse código para fazer outra pesquisa posteriormente)
- Marca
- Modelo
- Ano de fabricação
- Autenticação
- Data da consulta
- Preço médio
Essas foram as dicas para você aprender a consultar os preço do Chevrolet Corsa na Tabela FIPE. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.